5 alimentos antioxidantes para incluir na sua dieta

alimentos antioxidantes

Você sabia que os alimentos antioxidantes têm ação importantíssima sobre diversas doenças metabólicas? Além disso, também tem uma influência positiva no tratamento do câncer, no sobrepeso, no envelhecimento da pele e auxilia até mesmo no aspecto da celulite.

Para além destes fatores, ele também minimiza os sintomas da SOP (Síndrome do Ovário Policístico).

Alimentos antioxidantes têm a capacidade de neutralizar os efeitos do estresse oxidativo no organismo, provocado pelo aumento da produção de radicais livres. Esse processo é uma consequência natural da idade, mas também do estresse, da má alimentação, da exposição solar e até do excesso de exercícios físicos.

Na pele, os radicais livres provocam reações chamadas de peroxidação lipídica, que levam à degradação das células. Perde-se colágeno e elastina, e o processo de envelhecimento cutâneo é acelerado.

Quais são esses poderosos antioxidantes? 

O betacaroteno, por exemplo, pertencente ao grupo dos carotenóides, é metabolizado e convertido em vitamina A. Já o licopeno, contém propriedades antioxidantes que protegem as células dos efeitos dos radicais livres. E por conta disso, previne alguns tipos de câncer como o de mama, próstata e pâncreas.

O selênio é um mineral que fortalece o sistema imune e consegue, inclusive, evitar o desenvolvimento de doenças crônicas. Enquanto as vitaminas E e C, tem ação antioxidante, além de auxiliar na cicatrização da pele e aumento da produção de colágeno.

A coenzima Q10 tem papel importante na geração de energia celular e desempenha um papel fundamental na manutenção de várias vias bioquímicas do corpo. Importante antioxidante produzido naturalmente pelo corpo humano, e encontrada em várias células do nosso corpo.

É um componente determinante para a produção de energia celular e estritamente relacionada com a nossa capacidade de reprodução. Dentre seus principais benefícios estão a diminuição do envelhecimento ovariano, melhora da qualidade do oócito (óvulo) e do embrião, aumentando as chances de gravidez.

Além deles, há também a luteína, NAC, Ácido a-lipóico, flavonóides, catequinas, ácido elágico, ômega 3, entre outros.

Quer saber onde encontrá-los? De forma geral, a maioria dos vegetais, legumes e frutas possuem ação antioxidante. Siga a leitura e confira quais deles possuem maior concentração. 

5 alimentos antioxidantes para apostar na dieta

1. Frutas vermelhas e roxas

Ricas em antocianinas, poderoso antioxidante que melhora a concentração e memória a curto prazo. Você vai encontrá-los no açaí, mirtilo, framboesa e cereja. Além disso, eles possuem baixo índice glicêmico, e por isso, são ótimas opções para o café da manhã.

2. Cacau

Um dos alimentos com maior nível de antioxidante que conhecemos. Rico em triptofano, aminoácido responsável pela produção da serotonina, ajuda a melhorar o humor e o sono, a reduzir o estresse, e a aumentar a imunidade.

3. Castanha-do-Brasil

Rica em selênio, importante para o equilíbrio dos hormônios tireoidianos e na prevenção de doenças como Alzheimer. O ideal é consumir entre 1 ou 2 unidades ao dia.

4. Cúrcuma (açafrão-da-terra)

Possui propriedades anticâncer, especialmente câncer do ovário e antienvelhecimento. Ajuda a promover a glutationa, poderoso antioxidante natural, e atua no controle do ritmo circadiano. 

Use 1 colher rasa de cafezinho nas suas receitas. Você pode inseri-lo nas sopas, ovos mexidos, em legumes refogados. Além disso, também fica muito saboroso na crepioca.

5. Matchá

Ele é extraído da mesma planta do chá verde, a camellia sinensis, mas contém ainda mais antioxidantes, como as catequinas. Atua na prevenção do estresse e redução do colesterol, no sistema imune, e também na recuperação muscular. Pode ser adicionado em shakes, consumido com água ou leite.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os alimentos antioxidantes, poderá incluí-los na sua dieta, entendendo o quão benéfico eles são para o seu organismo. E se precisar de ajuda, não hesite em nos contatar para marcar uma consulta