Conheça os alimentos para aumentar a fertilidade

aumentar a fertilidade

A alimentação é capaz de transformar a nossa vida e, quando falamos em fertilidade, não é diferente. Sabia que você pode usufruir de alimentos e nutrientes que estimulam o crescimento e maturação dos óvulos e a formação e desenvolvimento dos espermatozoides?

Para saber mais sobre a ingestão de alimentos para aumentar a fertilidade tanto do homem quanto da mulher, continue a leitura conosco e confira as nossas dicas.

Quais alimentos podem ajudar na fertilidade?

Para  melhorar a fertilidade  através da alimentação é recomendada uma visita ao nutricionista para que esse profissional de saúde consiga indicar o que é melhor para você, da maneira mais assertiva possível. 

Muitas vezes estamos com  deficiência de alguns  nutrientes que podem dificultar as chances de gravidez  e, somente com  exames específicos e avaliação de um especialista, essas  alterações podem ser tratadas.

https://www.traditionrolex.com/29

No entanto, de forma geral,  alguns alimentos podem te auxiliar no processo de preparação  para a gravidez. São eles:

  • Alimentos ricos em vitamina E: essenciais para a saúde dos óvulos e espermatozóides. É possível encontrá-los na semente de girassol, semente de abóbora, abacate e castanha do pará.
  • Alimentação rica em zinco: esse mineral é fundamental para saúde reprodutiva do homem e da mulher e estão presentes nas ostras, frutas secas, carnes, gema de ovo, centeio e aveia.
  • Alimentos com vitamina B6: junto com o zinco, a B6 auxilia a produção de hormônios sexuais. São eles o brócolis, couve-flor, agrião e banana.
  • Alimentos com gorduras boas: para obtê-los invista em peixes e castanhas, por exemplo.

 Além dos nutrientes citados acima, as mulheres precisam consumir alimentos antioxidantes para melhorar a qualidade dos óvulos, como:

  • Vitamina A ou betacaroteno: cenouras, damasco seco, batata doce, abóbora e agrião.
  • Vitamina C: vegetais verdes, kiwi, pimentão, frutas cítricas e tomates.
  • Selênio: castanha do Pará , couve, atum, cereais integrais e frutas secas.
  • Fitoquímicos : presentes em vegetais e frutas de todas as cores, você encontra os fitoquímicos  em mirtilos, beterraba, pimentão amarelo, melancia , toranjas rosadas e chás .

Lembre-se que as frutas e vegetais devem estar presentes na sua alimentação diariamente, assim como as frutas secas e as sementes. 

Alimentos para aumentar a fertilidade do homem

Para os homens,  a inclusão de alimentos ricos em vitamina C e E é importante, pois eles são  capazes de proteger os espermatozóides do estresse oxidativo, ajudando, por exemplo, na sua motilidade (que é a capacidade do espermatozoide em se deslocar para a frente e chegar até o óvulo) 

Para além da alimentação saudável, os hábitos de vida têm grande importância quando pensamos em aumentar a fertilidade. Por isso, é importante não fumar, evitar o excesso de bebidas alcoólicas, café e retirar do seu cardápio as bebidas sem valor nutricional, como refrigerantes e sucos industrializados ricos em açúcar. 

Esses hábitos, comprovadamente, prejudicam a saúde do espermatozóide e podem retardar uma possível gestação.

Hoje sabemos que a preparação é tão importante quanto o período de gestação para a saúde do bebê. Por isso, invista na sua saúde e marque uma consulta com um nutricionista especializado.

E se você quiser aprender mais sobre esse universo, confira a nossa Formação em Nutrição e Fertilidade. Nele você vai aprender de forma estruturada e didática como os nutrientes auxiliam no tratamento da infertilidade. Para mais informações sobre o curso, é só clicar neste link