Fertilidade e estilo de vida: veja a relação

fertilidade e estilo de vida

Você já parou para pensar como a nutrição pode interferir na sua vida e na sua saúde? Aquela frase popular de que “somos o que comemos” faz todo o sentido quando falamos de fertilidade e estilo de vida. 

Por isso, a melhor coisa que você pode fazer por você, independente da faixa etária que se encontre, é prezar por sua saúde e bem-estar. O nutricionista é o profissional de saúde capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, através de uma alimentação balanceada.

No texto abaixo, falamos um pouco mais sobre a fertilidade e estilo de vida para te mostrar sobre a importância dos hábitos de vida saudáveis. Continue a leitura conosco e confira. 

Entenda de que forma a fertilidade e estilo de vida interfere na sua saúde

Mas afinal, de que forma a fertilidade e estilo de vida se relacionam? É importante ressaltar que esses assuntos envolvem diversos aspectos, e que podem ser traduzidos como um conjunto de hábitos com o poder de afetar positiva ou negativamente a sua saúde e fertilidade. 

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a infertilidade afeta aproximadamente 80 milhões de pessoas. No Brasil, esse número chega a cerca de 8 milhões. 

Em muitos casos, o estado nutricional inadequado – assim como a manutenção de hábitos alimentares não saudáveis – têm bastante influência na redução da capacidade reprodutiva de homens e mulheres.

Podemos considerar como estilo de vida tudo aquilo que valorizamos como prática diária. Logo, os aspectos comportamentais e de padrões de consumo, a forma como nos comportamos e as escolhas que tomamos, fazem parte dessa ideia. 

Isso significa que a qualidade do sono, os exercícios e até o que você escolhe ingerir, interfere na fertilidade. Veja o que a nutricionista Bettina Moritz, fala sobre quem tem o sono prejudicado:

“A privação de sono, estresse e falta de micronutrientes como ômega 3 e ferro, diminuem a produção de melatonina. Como consequência, pode-se ter um envelhecimento precoce no ovário e até falhas no processo de ovulação”.

No caso da alimentação, existem certos alimentos e substâncias que vão impactar na produção hormonal tanto de mulheres quanto de homens, independentemente do seu peso ou biotipo. O açúcar em excesso, por exemplo, pode até diminuir a produção de óvulos e espermatozóides.

Como proceder quando há tentativa de gravidez sem sucesso?

De forma geral, as tentativas de gravidez só podem ser consideradas mal sucedidas após 12 meses de relações desprotegidas. Contudo, no caso das mulheres acima dos 35 anos, os indícios são um pouco diferentes, e por isso, após 6 meses de tentativa, esse pode ser um sinal de que está acontecendo algum problema. 

É importante ressaltar que a procura pelo nutricionista deve acontecer antes das tentativas, quando a maternidade está sendo planejada. O ideal é que o processo de preparação para a gestação comece um ano antes da tentativa de concepção, com um mínimo de três meses de antecedência.

Nesse período, é possível ajustar os níveis de micronutrientes e eliminar as toxinas ambientais do organismo da mãe e do pai, que influenciam diretamente a saúde e qualidade de vida da criança que vai nascer.

Em muitos casos, ajustes nutricionais são suficientes para que a gravidez aconteça naturalmente. Mulheres que têm uma dieta balanceada e praticam atividade física, têm mais chances de conceber naturalmente e ter bebês nascidos vivos.

Como você pôde perceber, a busca pelo profissional de saúde vai garantir que a sua gravidez seja conduzida da melhor maneira possível. E caso esteja passando por esse momento, não deixe contar com o auxílio de um nutricionista qualificado para te auxiliar nesse processo.

E então, o que achou de saber mais sobre fertilidade e estilo de vida? Se este conteúdo foi relevante para você, acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do universo nutricional. Estamos no Instagram e no Facebook