Nichos da nutrição: a importância de ter uma área para se especializar

Você já pensou em se especializar em algum dos nichos da nutrição? Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que os nutricionistas encontrem um nicho de atuação para se destacar diante da concorrência.

Ao trabalhar em uma área específica, você tem a oportunidade de se tornar referência no assunto, ganhar notoriedade e conquistar um público fiel, ou seja, vários benefícios para sua carreira.

Dentre as opções existentes de atuação, tem a nutrição para fertilidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade atinge mais de 48 milhões de casais e 186 milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, a partir dos 35 anos, acontece uma diminuição na qualidade e contagem de folículos, diminuindo a possibilidade de gravidez em mulheres.

Nesse sentido, os nutricionistas podem desempenhar um papel importante na vida de casais e, principalmente, de mulheres.

Isso porque a alimentação é um fator importante para a fertilidade feminina, justamente por alguns nutrientes influenciarem na ovulação.

Pensando nisso, vamos te explicar um pouco mais sobre os nichos da nutrição, com um foco especial para a área de fertilidade.

O nosso objetivo é mostrar como você pode ajudar nesse processo tão lindo na vida de muitas pessoas que desejam ter filhos. Acompanhe a leitura!

Quais são os nichos da nutrição?

A nutrição é repleta de áreas em que você pode trabalhar e se tornar referência. Veja abaixo quais são as principais:

Nutrição esportiva

É a área que une a nutrição e a educação física. Ao longo dos anos, ela vem ganhando muito destaque e preferência dos nutricionistas.

Isso porque o profissional é responsável por fornecer planos alimentares para atletas e praticantes de atividades físicas. 

A nutrição esportiva é fundamental para melhorar o desempenho dos atletas, ajudar na recuperação muscular após os exercícios, prevenir lesões e auxiliar na saúde geral de qualquer pessoa que pratica atividades físicas. Além disso, é possível atuar em conjunto com médicos, fisioterapeutas e personal trainers.

nichos de nutrição

Nutrição clínica

O nutricionista clínico tem a responsabilidade de diagnosticar, tratar e prevenir doenças por meio da alimentação. Ou seja, o profissional auxilia pacientes que apresentam diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outros.

Esse é um dos nichos da nutrição que tem como objetivo oferecer uma alimentação adequada e individualizada, considerando as necessidades nutricionais de cada paciente.

É muito importante controlar diversos fatores de risco e melhorar a qualidade de vida de uma pessoa.

Nutrição bariátrica

O profissional que trabalha nessa área tem a missão de oferecer a melhor dieta para o pós-operatório bariátrico. Isso porque a pessoa que realizou a cirurgia bariátrica necessita de um plano alimentar equilibrado para sua nova condição. 

Dessa forma, o nutricionista age ativamente no acompanhamento do paciente, seja antes ou depois da cirurgia. 

Nutrição para veganos

As pessoas que optam por deixar de comer alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos, têm o desafio de garantir um plano alimentar saudável e nutritivo. Nesse sentido, a nutrição para veganos é um dos nichos responsáveis por trazer as melhores opções de alimentos às pessoas adeptas ao veganismo.

Nutrição escolar

Essa é também um dos nichos da nutrição que você pode atuar.

Toda cantina escolar precisa de um profissional para elaborar o cardápio dos alunos. Diversas instituições de ensino contratam nutricionistas para oferecer refeições adequadas às crianças e aos jovens.

Consultoria funcional

O nutricionista que se especializa em consultoria funcional busca entender o estilo de vida, histórico de saúde e fatores genéticos do paciente para criar um plano alimentar, levando em consideração todos os aspectos que podem influenciar em sua saúde.

Dessa forma, o profissional consegue promover maior equilíbrio do organismo e prevenir doenças crônicas. 

Indústria de alimentos

Existe uma grande demanda por nutricionistas na área da indústria alimentícia.

O motivo é bem simples: é necessário desses profissionais para elaborar a grande diversidade de alimentos que encontramos no mercado, desde orgânicos, veganos, light, entre outros.

Além disso, os nutricionistas são fundamentais para realizar testes e consultorias para as empresas de alimentos.

Nutrição para fertilidade

Esse é um dos nichos da nutrição muito procurado, mas pouco explorado por profissionais da área.

A nutrição para fertilidade tem como objetivo ajudar casais que desejam engravidar e melhorar a saúde reprodutiva através da alimentação

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% dos casais têm problemas de fertilidade em todo o mundo.

Nesse sentido, o nutricionista especializado em fertilidade avalia o estado nutricional de cada paciente, identifica os nutrientes e fornece o plano alimentar personalizado para potencializar a gravidez.

É uma área benéfica para o profissional que deseja trabalhar com um público específico e tornar-se referência com mais facilidade.

nichos de nutrição

Benefícios de escolher um dos nichos da nutrição e se especializar

Agora que você já conhece os principais nichos da nutrição, veja abaixo os principais benefícios de escolher um deles e buscar a especialização na área:

  • Diferencial competitivo, pois muitas pessoas buscam por profissionais especializados com base em algumas necessidades;
  • Aumento da autoridade, principalmente porque a especialização ajuda a construir credibilidade e confiança;
  • Maior conhecimento técnico sobre uma área específica, diferenciando-se de outros profissionais de nutrição;
  • Remuneração elevada, pois os profissionais especialistas conseguem cobrar mais caro por seus serviços;
  • Satisfação profissional por trabalhar em um nicho que gosta e faz sentido para sua carreira.

Por que se especializar em nutrição para fertilidade?

Como vimos até aqui, muitos homens e mulheres sofrem com a infertilidade.

Devido a esse problema, há uma crescente demanda por profissionais que conseguem ajudar casais a aumentarem a chance de engravidar. Os nutricionistas especializados em fertilidade são um exemplo disso.

Eles ajudam diretamente na elaboração de um plano alimentar específico para potencializar a fertilidade, com base no histórico de saúde de cada paciente. 

Existem diversos motivos para buscar especialização em nutrição para fertilidade, sendo que alguns deles são:

  • Demanda aumenta a cada ano;
  • Tratamento multidisciplinar (atua em conjunto com ginecologistas, endocrinologistas e psicólogos);
  • Referência em atuação;
  • Geração de impacto positivo na saúde;
  • Possibilidade de ajudar pacientes a realizar sonhos.

Todos esses fatores são extremamente vantajosos. Além de atuar em uma área procurada, você participa ativamente no sonho de muitas pessoas que desejam ser mamães e papais. O que é lindo, não é mesmo?

E então, gostou de entender mais sobre os nichos da nutrição? É importante que todo profissional busque a especialização em uma área, principalmente para se destacar com facilidade e conquistar um público específico.

O nicho da fertilidade é pouco explorado por nutricionistas, mas que apresenta uma grande importância para as pessoas, especialmente aos casais que estão tentando engravidar há um tempo e não conseguem.

Nós contamos com o curso mais completo sobre nutrição e fertilidade. É um treinamento 100% online ministrado pelas especialistas: Bettina Moritz, Débora Valadão e Marina Nova. 

Quer saber mais? Acesse aqui e confira tudo sobre o melhor curso sobre o assunto!