Nutrição e ansiedade: como a alimentação pode ser aliada no combate à ansiedade?

nutrição-e-ansiedade

O Brasil está no topo do ranking em todo o mundo, totalizando 19 milhões de pessoas com o transtorno. A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional favorece o surgimento desse problema. Porém, uma boa alimentação pode ajudar a combater as crises geradas. E é por isso que precisamos conversar sobre a relação da nutrição e ansiedade!

Se você é um(a) nutricionista e busca por mais informações sobre o tema, saiba que está no lugar certo. É muito importante se aprofundar sobre o papel da nutrição em relação ao cuidado da saúde mental. Assim, é possível oferecer um atendimento completo e eficaz aos seus pacientes.

E, então, vamos conferir mais sobre? Acompanhe a leitura!

A importância da nutrição na saúde mental

Sabemos que a alimentação adequada desempenha uma série de benefícios no funcionamento geral do organismo, influenciando em aspectos físicos e emocionais. 

É através dos alimentos que o nosso corpo recebe todos os nutrientes necessários para o adequado funcionamento do sistema nervoso e produção ideal de neurotransmissores.

Nesse sentido, uma dieta repleta de vitaminas, minerais e antioxidantes ajudam a reduzir o risco de transtornos mentais.

Por exemplo, há estudos que afirmam que a deficiência de vitaminas do complexo B tem relação com o surgimento da ansiedade e depressão. Isso porque essas vitaminas desempenham um papel importante na síntese de neurotransmissores, como a serotonina. 

Outro ponto importante sobre a relação de nutrição e ansiedade, é o impacto da alimentação, favorecendo processos inflamatórios.

Ou seja, alimentos ultraprocessados, açúcares refinados e gorduras trans podem acarretar em diversos efeitos negativos o equilíbrio químico do cérebro, contribuindo para o surgimento e piora dos sintomas de ansiedade.

O papel da saúde intestinal para evitar a ansiedade

Frequentemente, a frase “o intestino é o nosso segundo cérebro” é dita em diversos consultórios de nutrição. E isso é totalmente verdade! 

O intestino conta com uma rede de neurônios e células gliais, conhecida como sistema nervoso entérico. Esses microrganismos atuam na comunicação direta entre intestino e cérebro, ajudando na regulação das emoções e do humor.

Caso uma pessoa tenha uma alimentação desequilibrada, estresse crônico e um estilo de vida sedentário, há chances de alterar negativamente toda a composição microbiota intestinal. O resultado? Surgimento dos sintomas de ansiedade.

Para evitar isso, é importante que o intestino tenha bactérias boas, enviando informações ao cérebro através da produção de substâncias que são importantes para a nossa saúde.

Quais alimentos uma pessoa deve evitar?

Se você, nutricionista, recebe um paciente em seu consultório com queixas de ter ansiedade, é essencial fazer um pré-diagnóstico de quais alimentos ele consome. Isso porque, como já visto, a nutrição e ansiedade estão completamente relacionadas.

Existem algumas comidas, conforme já citamos, que devem ser descartadas, tais como:

  • Alimentos ultraprocessados e gordurosos;
  • Açúcares refinados;
  • Café, energético e álcool;
  • Doces, refrigerantes, bolachas, salgadinhos, entre outros industrializados.

Todos esses alimentos são vilões e estimulam os sintomas da ansiedade, desregulando a flora intestinal e gerando desequilíbrios no humor.

Quais alimentos ajudam a combater a ansiedade?

Viu até aqui como a nutrição e ansiedade andam juntas? Por isso, além dos vilões, é indispensável entender as listas dos alimentos que ajudam a combater esse transtorno. 

Há uma série de recomendações que os nutricionistas podem fazer aos seus pacientes. Veja abaixo alguns:

  • Alimentos ricos em ômega-3, como tainha, salmão e chia;
  • Castanhas, amêndoas e nozes;
  • Folhas verdes cruas;
  • Grãos integrais;
  • Proteínas magras.

Uma boa indicação é sugerir o consumo de meio prato de salada crua no almoço e meio prato no jantar, além de adicionar três tipos de frutas diferentes durante o dia e ter um consumo de proteínas ideal para o seu peso.

Que tal conhecer o curso que te ensina a melhorar a ansiedade através da nutrição?

Agora que você já conferiu tudo sobre nutrição e ansiedade, temos uma super novidade para você!

A nossa nutricionista, Bettina Moritz, lançará o curso Aprendendo a melhorar a ansiedade. O objetivo é ensinar as melhores estratégias que utilizam a nutrição e mudanças no estilo de vida para diminuir os sintomas da ansiedade — o grande mal do século XXl.

É um curso feito de uma profissional de nutrição para outros profissionais da área. Durante as aulas, você vai aprender a fisiologia dos transtornos de ansiedade e de que forma, teórica e prática, a nutrição e mudança do estilo de vida podem ajudar no tratamento e prevenção da doença. Entenderá ainda sobre a modulação de neurotransmissores e hormônios envolvidos no tratamento. 

Tudo de forma prática, didática e com diversos exercícios que irão estimular o seu aprendizado. 

Então, já anota na agenda: o lançamento será em junho de 2023. Para saber o dia de abertura do curso, basta seguir a Nutrição e Fertilidade no Instagram e ficar de olho na página inicial do nosso site. Combinado?

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo sobre nutrição e ansiedade. E ah, nos vemos no curso, viu? Até mais! 😉