Nutrição e Fertilidade: dicas para quem está iniciando um tratamento

Nutrição e Fertilidade

A Nutrição tem relação antes mesmo de iniciar um tratamento de reprodução assistida, já que a alimentação tem forte impacto na fertilidade e na gestação saudável.

Ainda assim, após iniciar o tratamento, como a Fertilização In Vitro (FIV), é importante que a paciente tenha o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, especialista no assunto. 

Isso inclui o profissional de Nutrição e Fertilidade. Portanto, é importante que você, nutricionista, esteja por dentro de todas as etapas que envolvem o procedimento.

Pensando nisso, nós do Nutrição e Fertilidade trouxemos os principais fatores nutricionais que precisam de atenção durante um tratamento para fertilidade, confira abaixo!

Nutrição e Fertilidade
Escolha de frutas e verduras no supermercado

6 Dicas de nutrição e fertilidade para quem está iniciando um tratamento

1 – Incluir o consumo de vegetais em geral

Os vegetais possuem nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes que contribuem no tratamento para a fertilidade, já que favorecem as respostas metabólicas relacionadas à reprodução, melhorando a qualidade do sêmen, espessamento e nutrição do endométrio, favorecendo a homeostase do organismo e uma gestação saudável.  

Sendo assim, inclua alimentos no cardápio ricos em:

Vitamina E: abacate, sementes (girassol e abóbora), castanhas do pará e grãos integrais.

Vitamina A ou betacaroteno: cenouras, agrião e batata doce.

Vitamina C: kiwi, laranja, limão, acerola, goiaba, abacaxi, pimentão e tomates.

Zinco: peixe, carne, frango, ostras, sementes, frutos secos e ovos.

Vitamina B6: banana, brócolis e couve-flor.

Selênio: atum, couve, e frutas secas, semente de girassol.

Fitonutrientes: beterraba, mirtilos, açaí , brócolis, manjericão e alecrim.

Gorduras boas: peixes de água fria (salmão e sardinha), nozes, sementes e óleos vegetais.

2 – Consumo de carboidratos de digestão lenta

Os carboidratos fazem parte de uma dieta equilibrada e também são importantes na Nutrição e Fertilidade, principalmente os de digestão lenta, ricos em fibras.

Porém, é muito importante direcionar o seu paciente a fazer a escolha certa, evitando os carboidratos simples e priorizando os complexos, assim como a quantidade ingerida. Alguns exemplos são: 

Pães integrais, beterraba, inhame, batata doce, aveia, feijões e frutas 

3 – Direcione ao consumo de verduras escuras

Alimentos como couve, espinafre e folhas verdes escuras são ricos em vitaminas do complexo B e ácido fólico, indispensável para o bom desenvolvimento do feto.

E isso é essencial para as tentantes, já que fazer uma programação gestacional e iniciar a gestação sem carências nutricionais é muito importante para a saúde do bebê e da mãe.

Nutrição e Fertilidade
Tigela de Grão de Bico cozido

4 – Inclua leguminosas no cardápio

As leguminosas como ervilha, grão de bico, lentilha e feijão, são essenciais para contribuir na prevenção da anemia. 

Então, é importante que faça parte da alimentação de quem está em tratamento para engravidar, já que a repercussão da anemia se dá não só na viabilidade da gestação como também no desenvolvimento fetal. 

5 – Peça para que o consumo de bebida alcoólica seja evitado

Os hábitos de vida influenciam diretamente no resultado do tratamento de Nutrição e Fertilidade.

Por isso, é essencial que você direcione a sua paciente a evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, contra indicado para todos os casais tentantes.

Sua ingestão pode interferir no equilíbrio hormonal das mulheres, bem como afetar negativamente a quantidade e qualidade dos espermatozoides. 

6 – Redução dos alimentos ricos em gordura e açúcar

Toda a busca pela saúde e bem-estar requer a redução do consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura saturada. Na Nutrição e Fertilidade não é diferente.

O consumo de gorduras em excesso tem relação com alterações hormonais. Além disso, o consumo descontrolado de açúcar pode desencadear doenças como diabetes, interferindo negativamente no processo de fertilidade.

Como você pôde perceber, existem inúmeros fatores dentro da Nutrição e Fertilidade que você precisa ter conhecimento para direcionar os seus pacientes a conquistarem o sonho da maternidade. 

Gostou desse conteúdo? Então não esqueça de nos seguir no Instagram e Facebook para mais informações como essa!