Qualidade dos espermatozóides diminuem as chances de gravidez?

espermatozóides

Na hora de engravidar, a maioria das pessoas costuma focar na mulher. Na forma que ela precisa se alimentar, o que é ou não saudável e quais são as mudanças essenciais no estilo de vida. Entretanto, tão importante quanto é a qualidade dos espermatozoides.

Ou seja, para que a gravidez aconteça é preciso que as duas partes do casal estejam em condições adequadas. Tanto a mulher deve ovular e ter o seu útero e trompas saudáveis, como o homem deve ter o espermatozóide saudável na concentração, motilidade e formato (morfologia).

Continue a leitura e confira as possíveis formas de manter a qualidade dos espermatozóides e maximizar as suas chances de engravidar.

Qualidade dos espermatozóides

Quando se trata da saúde reprodutiva do homem, muitos pacientes acreditam que a contagem de espermatozoides (concentração) é o único critério para se avaliar sua fertilidade. 

Todavia, há outros aspectos igualmente importantes para avaliar a fertilidade masculina. Além de procurar um profissional especializado no assunto, é fundamental manter uma dieta saudável, exercício físico e se abster de maus hábitos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o número de espermatozóides deve ser cerca de pelo menos 15 milhões de uma dada amostra. 

Além disso, a motilidade do esperma é definida como a capacidade de movimentação do espermatozóide para frente, ou seja, “nadar” em direção ao óvulo.

Quanto tempo os espermatozóides sobrevivem dentro da mulher?

A resposta para este questionamento não é simples e depende de um grande número de variáveis, incluindo a longevidade individual, capacidade metabólica dos espermatozoides, o ambiente da vagina, a presença e a qualidade do muco cervical e a própria capacidade do espermatozóide em “nadar” da vagina para o útero e interior das tubas onde ocorre a fecundação.

Em condições ideais (ambiente vaginal e uterino) os espermatozóides são capazes de sobreviver até 6 dias. Contudo, na maioria dos casos, podemos supor que existem fatores que podem diminuir a longevidade do esperma ou inibir o movimento, como, por exemplo, as infecções.

Como maximizar a fertilidade masculina

Confira abaixo algumas recomendações para manter a boa qualidade dos espermatozóides, aumentando a contagem e as chances de engravidar.

Adeus aos maus hábitos

O uso de drogas devem ser evitados e por isso, evite beber álcool e caso fume, tente parar. Pois todos esses hábitos inadequados interferem na contagem e danificam os espermatozóides. O que acarreta em uma incapacidade de fertilizar óvulos

Evite alimentos processados

Os alimentos saudáveis são palavras chaves para a saúde dos espermatozóides. Por isso, mantenha uma dieta rica em verduras, legumes, grãos integrais e proteínas.

Quando se segue uma alimentação saudável, a qualidade dos espermatozóides tendem a melhorar pois o próprio organismo se torna mais equilibrado. Vale a pena ressaltar que, sempre que possível, opte por alimentos orgânicos para manter a saúde. 

Faça exercícios com regularidade

Faça pelo menos 30 minutos de exercícios por dia para manter a regularidade e maximizar a qualidade dos espermatozóides. Exercícios de baixo impacto são melhores, como o Tai Chi, yoga ou meditação.

No entanto, é importante não exagerar ou participar de atividades que possam danificar o organismo, principalmente o sistema reprodutor.

Suplementos que podem ajudar na qualidade dos espermatozóides

  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Zinco
  • Selênio
  • Coenzima Q10
  • Arginina
  • Ácido a-lipóico
  • Acetil-L-carnitina

Para garantir a saúde dos espermatozóides, é importante lembrar que um acompanhamento médico é fundamental para assegurar a saúde. O profissional nutricionista vai te auxiliar a manter uma dieta equilibrada, visando o melhor para o seu organismo, parte essencial nesse processo.

O que achou de saber mais sobre esse assunto? Se o conteúdo foi relevante para você, acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do universo nutricional. Estamos no Instagram e no Facebook