9 benefícios da nutrição para saúde

benefícios da nutrição

Como você já deve saber, é fundamental que tenhamos uma alimentação balanceada para que o nosso corpo possa, verdadeiramente, se nutrir daquilo que faz bem. Mas será que sabemos os benefícios da nutrição em sua totalidade?

Neste artigo, listamos 9 benefícios da nutrição para a saúde. No entanto, poderíamos elencar mais 20 motivos, pois as vantagens de cuidar do seu corpo são muitas. Confira aqui alguns exemplos de como os nutrientes e fitoquímicos presentes nos alimentos podem ajudar a melhorar e prevenir distúrbios.

Boa Leitura!

Benefícios da nutrição

1. Saúde da mulher

Nutrientes, fitoquímicos e fitoterápicos são fundamentais para o tratamento, controle e prevenção de disfunções menstruais, SOP (Síndrome do Ovário Policístico), endometriose, candidíase e menopausa.

Consumir diariamente frutas alaranjadas ou amarelas, por exemplo, pode adiar em até um ano e três meses o início da menopausa.

2. Pele, unhas e cabelos

O déficit calórico e de proteínas, por exemplo, pode prejudicar o funcionamento tireoidiano, hormônio relacionado com a queda de cabelo e com o enfraquecimento das unhas.

Excesso de açúcar, frituras e industrializados provocam um efeito conhecido como glicação. Eles interagem com as fibras de colágeno, aumentando a produção de radicais livres livres. A pele perde viço, ganha rugas e flacidez mais cedo. 

3. Memória e aprendizagem

Nutrientes e fitoquímicos, como os encontrados nos alimentos fermentados, podem aumentar os fatores neurotróficos no sistema nervoso central, que ajudam a manter saudáveis as conexões cerebrais.

Dessa forma, temos uma neurogênese adequada e, por consequência, memória e capacidade de aprendizagem mantêm-se em bons níveis por mais tempo. 

4. Sono

Estratégias nutricionais podem melhorar a qualidade e a duração do sono. E o excesso de alguns alimentos como o café, e hábitos alimentares não saudáveis, como jantar muito tarde, tendem a piorar o sono.

Além de chás, como o passiflora, alimentos como o kiwi, banana e cerejas, consumidas à noite, atuam na melhora da qualidade e da duração do sono. 

5. Epigenética

Os genes que as crianças herdam dos pais biológicos fornecem informações que orientam o seu desenvolvimento. Por exemplo, a altura que podem ter, o peso, o temperamento, e até mesmo o QI.

Um ajuste nutricional eficiente no período pré-gestação, no casal, permite modular a saúde e qualidade de vida da criança que vai nascer. 

6. Imunidade

Uma alimentação rica em antioxidantes e micronutrientes é fundamental para reforçar o sistema imune, e atuar na prevenção de infecções. Para adultos saudáveis, a recomendação é que seja feita uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais coloridos. Quanto mais colorido e diverso for o seu prato, mais saudável você tende a ser.

7. Fertilidade

Boa parte dos problemas ligados à infertilidade tem relação com má alimentação e uma microbiota intestinal alterada. Já uma dieta anti-inflamatória e antioxidante, beneficia a fertilidade natural. 

Os antioxidantes presentes nas verduras, frutas e vegetais, estimulam a quantidade e a qualidade dos folículos e do sêmen, colaborando para a saúde do ovário e do espermatozóide. 

8. Depressão materna

Segundo estudos, sintomas depressivos no perinatal e no pós-parto estariam associados a padrões alimentares inadequados e deficiências nutricionais. 

É importante lembrar que uma alimentação materna inadequada, mesmo antes da concepção, também pode trazer sérios problemas para a saúde neural e cognitiva do bebê.

9. Distúrbios da ansiedade

As bactérias que habitam o intestino podem influenciar diretamente as funções e o comportamento do nosso cérebro. E o que comemos pode alterar esse sistema, contribuindo para distúrbios metabólicos e neuropsiquiátricos. 

Através de mudanças no hábito alimentar e no estilo de vida, é possível direcionar terapeuticamente o microbioma intestinal para melhorar a saúde mental. 

Agora que você aprendeu um pouco mais a fundo sobre os benefícios da nutrição para a sua saúde, sabe exatamente como proceder para obter todas as vantagens de uma vida mais saudável.

Para aprender mais sobre o assunto, siga-nos em nossas redes sociais! No nosso Instagram e Youtube, você tem acesso a um conteúdo informativo e relevante sobre nutrição e fertilidade.