Menopausa precoce: como evitar?
A menopausa é uma fase que, mais cedo ou mais tarde, chegará para todas as mulheres.
O momento que indica o fim do período reprodutivo e normalmente ocorre após os 47 anos de idade. Apresentando sintomas, como: ciclos menstruais irregulares, diminuição da libido, instabilidade emocional, suor excessivo, ondas de calor repentinas e secura vaginal.
Apesar de não ser algo tão esperado, as mulheres já sabem que esse dia chegará. O problema é quando acaba chegando antes dos 45 anos, o que chamamos de menopausa precoce.
Embora o último ciclo da mulher seja inevitável, os hábitos do seu dia a dia podem postergar esse momento. Por isso, nós da Nutrição e Fertilidade trouxemos algumas sugestões práticas de como evitar a menopausa precoce, confira abaixo.
Algumas causas da menopausa precoce
- Anomalias genéticas, como a síndrome de Turner;
- Genética;
- Desenvolvimento de doenças autoimunes;
- Vícios, como: cigarro e excesso de bebida alcoólica;
- Quimioterapia ou radioterapia;
- Distúrbios metabólicos.
5 dicas para evitar a menopausa precoce
1 – Praticar atividade física
Movimentar-se sempre será benéfico ao seu corpo. Não importa o exercício escolhido, o importante é possibilitar o gasto energético necessário ao que você consome nas suas refeições.
E com a menopausa precoce não seria diferente. Nessa fase, as mulheres sofrem com a redução do estrogênio, o que favorece o aumento de peso. Além disso, esse aumento de gordura pode acabar desencadeando doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e asma.
2 – Prefira uma dieta rica em cálcio e vitamina D
Através de uma pesquisa feita pelo American Journal of Clinical Nutrition, foi constatado que o consumo de vitamina D pode reduzir o risco de menopausa precoce em até 17%. Assim como o consumo de cálcio, que pode reduzir esse risco em 12%.
3 – Priorize um estilo de vida saudável
Vícios como o tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica ou uma dieta desequilibrada podem prejudicar ainda mais o seu organismo. Os compostos presentes no cigarro, por exemplo, podem desregular a sua produção de estrogênio, podendo resultar em uma menopausa precoce.
4 – Busque o acompanhamento de um profissional
Tanto por um médico quanto por um nutricionista funcional, o essencial é que você seja acompanhada antes e durante essa fase. Assim, você poderá fazer exames com frequência, analisando o envelhecimento dos seus ovários e fertilidade. Tendo o melhor direcionamento possível, desde a prevenção até o tratamento.
Qual a relação entre a menopausa precoce e a fertilidade?
Quando o diagnóstico de envelhecimento ovariano é feito precocemente, a mulher ainda pode aumentar as suas chances de engravidar mesmo com o risco de uma menopausa precoce.
Para isso, provavelmente ela precisará contar com o auxílio dos métodos de fertilização, como a fertilização in vitro ou reposição hormonal, além de um tratamento nutricional adequado. O que, mais uma vez, reforça a importância do acompanhamento periódico por um especialista.
Alimentos que podem te ajudar a evitar a menopausa precoce:
1 – Linhaça triturada
Rico em fitoestrógenos, ajuda na melhora do ressecamento vaginal.
2 – Geléia real
Ajuda no crescimento e maturação folicular, podendo reduzir o envelhecimento precoce dos ovários.
3 – Grão de bico
É rico em proteínas e possui uma excelente combinação de aminoácidos. O seu consumo está associado ao aumento do hormônio serotonina, que auxilia não só na menopausa precoce, como na qualidade de vida em geral.
Além disso, possui substâncias capazes de prevenir doenças cardiovasculares, uma das consequências possíveis da menopausa precoce.
4 – Chá da erva- de-são-cristóvão
Muito eficaz contra a menopausa precoce, podendo reduzir sintomas como ondas de calor, depressão, irritabilidade e insônia.
5 – Fitoestrógenos
Os fitoestrógenos são produtos químicos derivados das plantas que tem uma função estrogênica. Auxiliando em uma das causas da menopausa precoce: a redução do estrogênio. Então, para isso você pode consumir alimentos derivados da soja, como o tofu e tempeh, além do chá das folhas da amoreira branca.
Embora não exista um guia com o passo a passo de como não ter menopausa precoce, você pode perceber nesse texto que existem várias atitudes práticas que irão te ajudar a evitar o adiantamento dessa fase. Para que isso seja efetivo, busque um acompanhamento e adeque a prevenção ou tratamento às suas necessidades.
Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então nos siga no Instagram e Facebook para mais informações como essas!