Alimentos para aumentar a libido
A alimentação é um dos pilares fundamentais para uma vida saudável. Mas será que os alimentos têm o potencial de aumentar a libido? Por meio daquilo que ingerimos é possível perceber uma melhora geral do metabolismo, o que pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, incluindo a vida sexual.
É preciso, no entanto, entender que esse processo não é “milagroso”. Isso porque os alimentos participam de um sistema complexo. Para que eles tragam benefícios, devem ser acompanhados de outros hábitos saudáveis, já que o desejo sexual se relaciona também com questões sociais, culturais e o estado emocional do indivíduo.
Neste texto, nós, do Nutrição e Fertilidade, trazemos algumas informações sobre a relação entre alimentação e o aumento da libido. Além disso, você verá uma lista de alimentos que contribuem, positivamente, para a vida sexual.
Alimentação para aumentar a libido
Quando se fala em aumentar a libido, há muitos mitos e crendices populares sobre alimentos que, a princípio, seriam afrodisíacos. Porém, falando do ponto de vista da ciência, ou seja, do que os estudos realizados em todo o mundo já descobriram sobre a relação entre a alimentação e a vida sexual, observamos associações interessantes do papel da nutrição nesse processo.
Pesquisas mostram que existem nutrientes que são capazes de estimular a liberação de hormônios importantes, como a dopamina, que está ligada à sensação de prazer e bem estar, e outros diretamente relacionados ao desejo sexual.
A alimentação também pode melhorar a circulação sanguínea, trazendo impacto positivo para a saúde mental e aumentando a disposição, de um modo geral. Dessa forma, é possível dizer que há uma relação entre os alimentos que ingerimos e a libido — assim como com a fertilidade.
Queda nos níveis de excitação
Alguns estudos mostram que a carência de vitamina C, zinco, selênio e folato, além do aminoácido arginina pode ser responsável por uma redução nos níveis de excitação.
Essa relação pode ser explicada pela redução na produção de óxido nítrico, substância que atua como vasodilatador, podendo aumentar o desejo sexual tanto em homens quanto em mulheres.
Alguns alimentos são importantes para contribuir na melhora dessa carência, ajudando a aumentar a libido:
- kiwi
- couve
- espinafre
- lentilha
Problemas de circulação
Os problemas em relação à vida sexual também guardam relação com a circulação sanguínea. A explicação para esse fato é a necessidade da melhora de fluxo sanguíneo nas regiões genitais para aumentar a libido. É o caso, por exemplo, da pimenta, que age no sistema circulatório.
Alimentos que contêm ômega 3 também podem auxiliar na circulação, contribuindo para a vida sexual:
- salmão
- abacate
Existem ainda os alimentos ricos em quercetina, que contribuem para a libido:
- vinho tinto
- chocolate amargo
- alho
- uvas vermelhas
- maçã
Prazer e bem estar
O corpo humano é um organismo complexo. Por isso, quando estamos com a saúde mental em dia, o sexo pode se tornar mais prazeroso — e o oposto também é verdadeiro.
Nesse sentido, uma dica alimentar importante é a inclusão de alimentos que contenham o aminoácido triptofano. Ele ajuda na produção da serotonina, responsável pela sensação de prazer. Veja alguns desses alimentos:
- banana
- quinoa
- chocolate amargo (com grande quantidade de cacau)
- arroz integral
Outros alimentos que ajudam a aumentar a libido:
- açafrão
- gengibre
- mel
- alecrim
- castanhas
- ostras
Como consumir?
Como você deve ter notado até aqui, há alimentos bem diferentes que podem aumentar a libido. E, diante dessa lista ampla, você pode estar se perguntando como consumir cada um dos itens.
É muito importante ter uma alimentação equilibrada para manter a saúde em dia. Assim, ao incluir esses alimentos em sua dieta, de forma balanceada, é possível aproveitar todos os benefícios mencionados.
Por outro lado, sabemos que o resultado de uma alimentação saudável também está na constância e adequação da dieta ao contexto de vida. A ingestão desses alimentos, de forma isolada, sem adequada indicação, não levando em conta a individualidade, pode não trazer resultados imediatos.
Agora que você já conhece mais sobre a relação entre libido e alimentação do ponto de vista científico, aproveite para ver mais conteúdos como esse no Instagram e Facebook do Nutrição e Fertilidade.
Referência:
PEDRA BRANCA, Sandra Menezes Cavalcante et al. A influência dos alimentos afrodisíacos no desejo sexual: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, e364101622823, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.22823.