Quais os tipos de obesidade? Veja como essas condições podem afetar sua fertilidade

Há mais de 1 bilhão de pessoas obesas em todo o mundo. Infelizmente, é uma tendência crescente ano após ano. No dia 04 de março é realizado o Dia Mundial da Obesidade, o qual é uma data que visa conscientizar as pessoas sobre os riscos associados ao excesso de peso. Mas, você sabe quais são todos os tipos de obesidade?

Existe mais de um tipo, sendo que cada um possui suas características e particularidades. Entretanto, a obesidade, de forma geral, pode gerar um impacto negativo na fertilidade e levar a vários riscos durante a gravidez, por exemplo.

E como a nossa missão é ajudar diversos casais no processo de gravidez, hoje, iremos explicar quais são os tipos de obesidade e como essas condições podem afetar a fertilidade.

O que é obesidade?

A obesidade é quando uma pessoa apresenta excesso de gordura corporal. Esse acúmulo ultrapassa o índice de massa corporal (IMC) de 30. Ainda de acordo com o IMC, a obesidade recebe algumas classificações, separadas em tipos 1, 2 e 3.

Nesse sentido, é importante que você entenda que a obesidade está relacionada com o acúmulo excessivo de gordura, diferente do sobrepeso. Esse segundo caso significa que a pessoa tem um peso acima do que é considerado ideal, sendo possível revertê-lo com mais facilidade.

Os tipos de obesidade

Como já vimos anteriormente, a doença possui algumas classificações. Confira mais sobre:

Obesidade segundo o IMC

Para entender o nível de obesidade, é necessário dividir o peso (em kg) pela altura em m². Por exemplo, vamos supor que uma mulher chamada Letícia tem 104 kg e tem 1,65m, o resultado do seu IMC é esse:

104 / 1,65² = 38,2kg/m²

Com os dados em mãos, conseguimos identificar se ela está dentro da faixa ideal ou não, além de verificar se há obesidade. Para isso, veja os indicadores abaixo:

  • Obesidade tipo 1: de 30 a 34,9 kg/m²
  • Obesidade tipo 2: de 35 a 39,9 kg/m²
  • Obesidade tipo 3: acima de 40 kg/m²

Assim, podemos afirmar que Letícia tem obesidade do tipo 2, quase 3, ou seja, chegando em um nível extremamente preocupante.

Obesidade por distribuição de gordura

Além dos tipos determinados pelo IMC, a doença também é classificada de acordo com a distribuição de gordura no corpo:

  • Abdominal: é também conhecida como obesidade andróide, onde há um acúmulo excessivo na região do abdômen e cintura;
  • Periférica: é chamada de obesidade ginóide, a qual possui concentração de gordura nas coxas, quadris e nádegas;
  • Obesidade homogênea: gordura distribuída em todo o corpo.

Os riscos da obesidade para a fertilidade

A obesidade causa diversos riscos à saúde, sendo as principais: colesterol alto, diabetes, tromboses, infarto, varizes, doenças cardíacas, osteoartrite nos joelhos, hipertensão, entre outros. Além de tudo isso, pode afetar negativamente a fertilidade, tanto em homens quanto em mulheres.

Problemas gerados na fertilidade feminina:

Problemas gerados na fertilidade masculina:

  • Disfunção erétil através da dificuldade de circulação sanguínea, a qual a obesidade contribui para isso;
  • Baixa qualidade do esperma;
  • Redução dos níveis de testosterona.

💡 Leia também: 7 sintomas da infertilidade para estar atento

Todos esses problemas podem aparecer devido à obesidade e dificultar o processo de gravidez. Entretanto, existem diversas mulheres obesas que conseguem engravidar facilmente, até mesmo nos primeiros meses de tentativa. Isso quer dizer que a obesidade não inibe totalmente de ter um bebê.

Caso uma pessoa obesa esteja no processo de gravidez, o mais indicado é realizar mudanças de hábitos. 

É importante adotar uma dieta saudável, rica em frutas, legumes e proteínas; fazer atividades físicas regularmente para queimar calorias e melhorar a saúde cardiovascular; buscar ajuda profissional, especialmente de um nutricionista para auxiliar nessa etapa de modificação de estilo de vida.

E, então, conseguiu entender quais são os tipos de obesidade e como podem afetar a fertilidade? 

Se você se enquadra em alguma das condições que comentamos até aqui, entenda que a obesidade não anula totalmente as chances de gravidez, porém pode interferir, de alguma forma, no processo.

Caso tenha interesse de se consultar com profissionais da área de nutrição e fertilidade, aproveite para entrar em contato com a gente e conversar com nossas especialistas. Será um prazer ajudar nessa mudança!