5 alimentos para evitar se deseja engravidar

Ter um filho é o sonho da maioria dos casais. Para a mulher, a gravidez é um momento único e emocionante, mas ao mesmo tempo desafiador. Além de lidar com alguns desconfortos físicos e emocionais, também é necessário seguir uma dieta saudável para facilitar a geração de um bebê.

Isso porque existem alguns alimentos que prejudicam o processo de fertilidade, diminuindo as chances de gravidez e causando frustrações na vida do casal.

Pensando nisso, a Nutrição e Fertilidade, preparou este conteúdo com os 5 alimentos que você deve evitar se deseja engravidar. Além disso, separamos algumas dicas de alimentação saudável e que contribuem bastante para a fertilidade. Continue lendo para conferir mais detalhes!

Os 5 alimentos que dificultam uma mulher engravidar

Há alguns fatores que reduzem as chances de engravidar, desde desequilíbrios hormonais até mesmo a alimentação. Nesse sentido, vale lembrar que não há alimentos específicos que causam a infertilidade, mas sim aqueles que interferem no processo e ajudam a reduzir as chances de gerar um bebê.

Veja abaixo quais são esses alimentos:

1. Café

O café é uma das bebidas mais populares do mundo e muitas mulheres gostam. Porém, o consumo excessivo pode diminuir as chances de fertilidade. Por ser uma bebida que contém cafeína, acaba favorecendo o desequilíbrio hormonal, podendo afetar os níveis de estrogênio, progesterona e cortisol no corpo, assim, prejudicando a fecundação.

Além disso, o café pode interferir na absorção de nutrientes importantes para a fertilidade, especialmente, se consumido após grandes refeições, como o almoço por exemplo. 

Dicas importantes para driblar o ritual do cafezinho e não ter tanto prejuízo na fertilidade são: 

  • Aguardar em torno de uma hora após acordar para fazer o consumo;
  • Evitar tomar logo após almoço ou jantar e evitar tomar após às 14:00;
  • Outra opção seria consumir o café descafeinado, com extração à base de água.  

2. Álcool

O álcool também faz parte dos alimentos / bebidas que você deve evitar se deseja engravidar. Ele pode prejudicar a ovulação e também a qualidade dos espermatozóides, dificultando a gestação. 

Outro fator importante é que o consumo excessivo de álcool aumenta os riscos de malformações congênitas e outros problemas de saúde.

Nesse sentido, se você deseja engravidar é recomendável evitar o consumo de bebidas alcoólicas completamente.

3. Açúcar

O açúcar também é outro alimento inimigo na tentativa de engravidar. Os alimentos ricos em açúcar afetam os níveis de insulina no corpo, causam desequilíbrios hormonais, propiciam o surgimento de diabetes e aumentam o risco de obesidade. 

Por conta de tudo isso, se você deseja se tornar uma mamãe, busque consumir sucos naturais e outras bebidas que não contém açúcar.

4. Alimentos ultraprocessados e gordurosos

Além de serem prejudiciais para a saúde de todas as pessoas, as comidas ultraprocessadas e com alto teor de gorduras trans não são indicadas para a mulher que deseja engravidar. 

Isso porque, além de interferir na fertilidade, causam diversos outros problemas à saúde, especialmente no desenvolvimento de doenças, como o câncer, com mais facilidade.

Dessa forma, evite ao máximo o consumo desses tipos de alimentos e busque realizar uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.

5. Carnes vermelhas

Você sabia que o consumo de carnes vermelhas em excesso também prejudicam a gravidez? Pois é! 

Como comentamos anteriormente, é recomendável evitar o consumo de alimentos gordurosos. A carne vermelha tem um alto teor de gordura, por isso, é importante que você consuma com muita cautela. 

Além disso, ela tem maior potencial oxidativo, o que também contribui para prejudicar sua fertilidade. 

Uma boa recomendação é substituir por carnes magras ou até mesmo consumir mais peixes e proteínas vegetais. 

Deseja engravidar? Consuma mais frutas, legumes e vegetais!

Além de evitar a lista de alimentos acima, você deve inserir mais frutas, legumes e vegetais no seu cardápio. Isso porque são ricos em vitaminas e minerais, os quais contribuem ativamente na formação dos gametas. 

Escolha os alimentos que não possuem agrotóxicos, para preservar a sua saúde, tá bom? Além disso, busque realizar uma consulta com nutricionista para prescrever uma dieta saudável e ideal de acordo com o que busca. 

💡 Veja também: Conheça os alimentos para aumentar a fertilidade

Gostou do conteúdo? Esperamos que essas dicas sejam úteis para você e que contribua nesse momento mágico! Aproveite e acompanhe a Nutrição e Fertilidade no Instagram e Facebook. Até mais!