Compulsão alimentar por ansiedade: Como tratar corretamente o seu paciente?

Muitos concordam que comer é muito bom e gera uma sensação de prazer. Porém, quando não temos controle disso, torna-se um grande problema. Estudos afirmam que pessoas que comem de maneira impulsiva apresentam um alto índice de ansiedade. Por conta disso, é muito importante entender todos os detalhes sobre a compulsão alimentar por ansiedade.

Essa condição é uma verdadeira armadilha, levando a diversos episódios de descontrole alimentar e impactos negativos na saúde física e emocional de uma pessoa. 

Você, profissional de nutrição, desempenha um papel essencial para ajudar seu paciente a sair dessa situação, orientando-o sobre a importância de ter uma relação controlada e saudável com a comida e a também lidar com a ansiedade de modo eficaz.

Para entender tudo sobre o assunto, a Nutrição e Fertilidade preparou este conteúdo completo para você conseguir lidar e apresentar as melhores soluções para um paciente com compulsão alimentar por ansiedade. Continue a leitura! 

O que é a compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é um transtorno caracterizado por situações que forçam uma pessoa a comer de forma excessiva e descontrolada, ingerindo grandes quantidades de alimentos e em um curto período de tempo. 

Isso acontece frequentemente e mesmo quando a pessoa está sem fome. Geralmente, indivíduos com compulsão alimentar carregam sentimentos de culpa, vergonha e arrependimento após o ato de comer compulsivamente. 

Segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria, esse distúrbio atinge 3% da população mundial, sendo que 3 em cada 4 pessoas que apresentam compulsão alimentar são obesas. E um dos causadores que intensificam o consumo excessivo de alimentos é a ansiedade.

A compulsão alimentar por doces

Muitas pessoas priorizam os alimentos doces durante a compulsão alimentar. Isso porque a maioria delas não conseguem resistir a pedaços de bolos, tortas, bolachas, waffles, entre outros. Existem vários motivos para que recorram aos doces, sendo um deles os estímulos que o cérebro libera ao consumir alimentos com açúcar.

Segundo alguns pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, em parceria com a Universidade de Yale, nos EUA, verificaram que há uma liberação considerável de dopamina — hormônio do prazer e bem-estar — ao consumir doces. Alguns estímulos fazem com que as pessoas desejem inconscientemente cada vez mais por esses alimentos. O cérebro entende que comidas doces são gratificantes para o indivíduo.

Entretanto, essas associações emocionais fazem com que ocorra um consumo alto de doces em momentos de estresse, tédio, tristeza e ansiedade. Isso porque comer doces é reconfortante de forma momentânea, tornando-se uma fuga problemática que resulta em ganho de peso, aumento de riscos de doenças crônicas e outros problemas de saúde.

A relação da compulsão alimentar e a ansiedade

Muitas pessoas recorrem à comida como uma forma de aliviar a ansiedade, buscando uma fuga temporária aos sintomas emocionais que estão manifestando. A questão é que essa é uma relação disfuncional, levando a um ciclo vicioso e difícil de sair. 

Quando uma pessoa apresenta ansiedade em picos elevados e de forma constante, pode desencadear a compulsão alimentar como uma forma de ‘autotratamento’. Isso porque a comida é vista como um caminho para distrair a mente de pensamentos ansiosos e até mesmo uma busca para liberar neurotransmissores que ajudam a acalmar a ansiedade. 

Nesse sentido, a compulsão alimentar por ansiedade aguça o surgimento de outros problemas, como a obesidade

Essa sucessão de eventos compulsivos tende a gerar uma mudança na aparência física e o indivíduo acometido passa a ter um pensamento negativo da sua própria imagem e sente medo das consequências desses episódios. Essa percepção sobre a aparência  e insatisfação corporal pode acarretar outros problemas, que vão além da compulsão alimentar por ansiedade, sendo uma delas a bulimia

compulsão-alimentar-por-ansiedade

Sintomas da compulsão alimentar por ansiedade

Agora que você já compreende mais sobre o assunto, vamos conferir quais são os principais sintomas ocasionados pela compulsão alimentar por ansiedade. Veja:

Come rapidamente

Uma pessoa compulsiva tem uma forte característica de comer rápido no dia a dia. Mastiga poucas vezes, quase não respira e engole os alimentos em pedaços grandes. 

O que tudo isso gera? Aquela sensação de estufamento e desconforto. Além disso, o ato de comer rapidamente prejudica a digestão, dificultando o trabalho de absorção dos nutrientes. 

Come sem ter fome

A compulsão alimentar por ansiedade também gera uma vontade imensa de comer sem ter fome, ou seja, o indivíduo não tem controle sobre o momento certo que deve fazer suas refeições. Através disso, a pessoa ingere alimentos em grandes quantidades, sem ter plena consciência que está passando do ponto.

Sente desejo por alimentos específicos

O paciente também sente um desejo gigantesco por alguns alimentos, especialmente doces e gordurosos, como os lanches de fast food. 

Essa vontade imensa de comer torna-se difícil de controlar, levando a pessoa a consumir grandes quantidades dessas calorias vazias. 

Come sozinho ou em segredo

Pessoas com compulsão alimentar por ansiedade sentem vergonha e constrangimento por viverem com o transtorno. Por isso, colocam em prática algumas ações para que ninguém saiba disso.

Geralmente, elas comem sozinhas e em segredo, também escondem alimentos e tentam disfarçar os hábitos nocivos de compulsão, para que outras pessoas não descubram.

Sente culpa

Como comentamos até aqui, as pessoas compulsivas por alimentos têm sentimentos de culpa e arrependimento constantemente. 

Essas sensações agravam a ansiedade, podendo resultar em baixa autoestima e até mesmo depressão.

Tem preocupações com o peso

Outro sintoma da compulsão alimentar por ansiedade é a preocupação em torno do seu peso. Esse excesso de ingestão de comida desencadeia o aumento de quilos na balança, o que pode gerar alguns problemas em relação à aparência e saúde. 

Se isola socialmente

A compulsão alimentar também pode ser responsável pelo indivíduo sofrer com o isolamento social, principalmente pelo desejo de evitar estar presente em locais onde há comida e cair na tentação de comer descontroladamente.

A consequência disso é prejudicial para a vida social, pois diminuirá as interações com quem gosta, causando outros efeitos psicológicos negativos.

compulsão-alimentar-por-ansiedade

Os tratamentos indicados para o transtorno 

Primeiramente, é fundamental que a pessoa tenha um diagnóstico da compulsão alimentar feita por um médico, com base em alguns questionamentos específicos para identificar essa condição. 

Através das informações coletadas, há alguns tratamentos indicados para combater a compulsão alimentar por ansiedade. Confira abaixo:

Abordagem multidisciplinar

Primeiramente, para tratar a compulsão alimentar por ansiedade é essencial que se aplique uma abordagem multidisciplinar, ou seja, que outros profissionais da saúde participem dessa ação.

Psiquiatria, psicólogo, endócrino e, claro, nutricionista são alguns dos exemplos que ajudarão o paciente.

Terapia cognitivo-comportamental

É uma das principais maneiras de ajudar pessoas a lidarem com a ansiedade e, consequentemente, tratar a compulsão alimentar devido aos diversos pensamentos impulsivos e nocivos.

Meditação

Outro tratamento eficaz para auxiliar no combate da compulsão alimentar por ansiedade é praticar a meditação. 

Através da consciência de seus pensamentos e emoções, técnicas respiração e outras práticas corporais, a pessoa consegue controlar os gatilhos que estimulam a ingestão compulsiva de alimentos.

E qual o papel do nutricionista na compulsão alimentar?

Além dos tratamentos anteriores, o profissional de nutrição também tem uma tarefa significativa na vida de pacientes com compulsão alimentar provenientes da ansiedade. 

Com o histórico do paciente em mãos, você, nutricionista, deve explicar o papel da nutrição em relação à amenização dos sintomas da ansiedade que, por consequência, ajudarão no combate da compulsão alimentar. 

Além disso, é fundamental orientá-lo sobre determinar horários fixos para se alimentar, priorizando refeições equilibradas e bem distribuídas ao longo do dia. Outro ponto essencial é explicar sobre a importância de comer devagar, descansando os talheres e o processo que o alimento faz até chegar ao estômago e intestino. 

Orientando-o sobre esses assuntos essenciais, logo em seguida, você deve criar uma dieta balanceada para que o paciente inicie uma reeducação alimentar. Nesse caso, ajudá-lo a ter uma relação saudável com a comida, respeitando suas limitações e preferências e diminuindo, aos poucos, os sintomas de ansiedade e compulsão.

No processo de reeducação do paciente, vale a pena inserir alguns dos alimentos abaixo:

  • Arroz integral;
  • Feijão;
  • Grão de bico;
  • Quinoa;
  • Aveia;
  • Banana;
  • Abacaxi;
  • Abobrinha;
  • Cenoura;
  • Tomare;
  • Alface;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Castanhas;
  • Chia;
  • Linhaça;
  • Coco;
  • Azeitona.

No plano alimentar, é muito importante indicar a quantidade de água ideal para o paciente, conforme seu peso. Além de mantê-lo hidratado, também ajudará a controlar os impulsos sobre a comida, permitindo que ocorra uma maior saciedade. Lembre-se que, no mínimo, a pessoa deve consumir 2L a 3L de água por dia ou multiplicar 0,035 L x o seu peso. O resultado será sua demanda hídrica diária, em litros.

Gostou de saber tudo sobre a compulsão alimentar por ansiedade?

Tratar um paciente com esse transtorno alimentar não é uma tarefa totalmente fácil, porque exige o acompanhamento de outros profissionais para que as indicações e orientações nutricionais sejam eficazes. 

Entretanto, seguindo uma dieta saudável, o paciente consegue diminuir os picos de ansiedade e aliviar os desejos por comer impulsivamente. 

Para te ajudar nessa missão, vale a pena conferir o Checklist Nutrientes Essenciais para o tratamento de ansiedade e estresse, desenvolvido pela equipe da Nutrição e Fertilidade. 

É um excelente material que pode ser utilizado em consultas de pacientes com compulsão alimentar por ansiedade. E o melhor: o checklist é 100% gratuito! Aproveite para baixar agora mesmo.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Até a próxima!