Gravidez tardia: como a nutrição pode ajudar

Gravidez tardia

Apesar do enorme desafio da gravidez tardia, nos dias atuais, com o auxílio de profissionais da área,  tornou-se cada vez mais possível engravidar após os 40 anos.

Com o passar do tempo, a fertilidade da mulher tende a diminuir e isso é um fato. O envelhecimento ovariano não pode ser evitado. Porém, com o avanço da ciência e também do conhecimento prático, mulheres que, por opção, necessidade ou destino acabam tendo uma gravidez tardia, têm hoje uma série de exames e tratamentos que ajudam a ter uma gestação saudável e mais segura. 

Dentro desse contexto, a nutrição tem um papel essencial. Por isso, nós do Nutrição e Fertilidade trouxemos este artigo com informações importantes para você que está passando por esse processo. 

Qual a relação da nutrição com a gravidez tardia?

O sonho de ter o primeiro filho já não está limitado apenas à idade. Independente do período da gravidez, uma vida saudável e acompanhamento nutricional é indispensável para todas as futuras mamães.

 Uma alimentação rica em nutrientes e equilibrada fará toda a diferença no desenvolvimento do bebê, além de propiciar uma gravidez mais tranquila.

Existem, também, alimentos que podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento ovariano, tornando a gravidez tardia ainda mais possível.

Quais alimentos consumir para uma gravidez tardia saudável?

Como citado anteriormente, independente da idade, a gravidez precisa de uma atenção maior na alimentação . E, no caso da gravidez tardia, uma alimentação rica em nutrientes é essencial, inclusive no período que antecede a gestação. 

Os hábitos alimentares são fundamentais para evitar doenças na mãe durante e após a gestação, como diabetes e hipertensão.

Por isso,  o acompanhamento nutricional é muito importante para auxiliar da melhor forma todo esse processo.

3 alimentos para incluir no cardápio e que podem ajudar a ter uma gravidez tardia saudável:

1 – Alimentos ricos em ômega 3

Estudos mostram que o consumo de ômega 3 modula o processo inflamatório, , contribuindo para a otimização da produção hormonal, inclusive da progesterona, que é essencial para a manutenção da gestação.  

Além disso, o ômega 3 também é importante para a saúde do espermatozoide,  contribuindo para a sua  penetração do óvulo  e desenvolvimento do embrião.

Portanto, inclua na sua rotina alimentos fontes de ômega 3, como: peixes, oleaginosas, sementes e camarão.

2 – Alimentos antioxidantes

Um dos principais benefícios do consumo de alimentos ricos em nutrientes antioxidantes é a modulação do estresse oxidativo, provocado pelo aumento exagerado da produção de radicais livres.

Atualmente, sabemos que o envelhecimento ovariano está ligado ao aumento desse estresse oxidativo dentro do ovário. Por isso, consumir alimentos que têm efeitos antioxidantes contribui para a saúde ovariana e pode aumentar as chances de gravidez, principalmente quando consumidos ao longo da vida. 

Sendo assim, dê preferência para o consumo de alimentos, como frutas vermelhas e roxas, cacau, cúrcuma e matcha (lembrando que, após engravidar, alguns alimentos, temperos e chás tem o seu consumo limitado).

3 – Ácido fólico

A suplementação de ácido fólico, assim como outras vitaminas, está associada à diminuição dos riscos de má-formação congênita, principalmente do tubo neural. Especialmente em mulheres com gravidez tardia, todos os nutrientes que modulam a saúde do óvulo e do espermatozoide são importantes para evitar malformações no embrião.

Mas, lembre-se, a ajuda de um profissional é indispensável, principalmente no caso de suplementação de vitaminas, minerais e fitoquímicos, para que o efeito realmente seja positivo e seguro.

Como você pôde perceber, existem  estratégias nutricionais que podem te auxiliar na busca por uma gravidez tardia mais saudável. Por isso, é importante ao longo da vida manter hábitos alimentares saudáveis, para que possamos preservar também a saúde do ovário e aumentarmos a chance de uma gestação tardia mais segura e tranquila.

Gostou desse conteúdo e quer o apoio de profissionais qualificados durante e antes de um dos momentos mais esperados na vida de muitas mulheres? Então entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas e marcar a primeira consulta de acompanhamento.