Infertilidade masculina: qual a responsabilidade do homem na reprodução

Por muitos anos, pensou-se erroneamente que a capacidade de conceber era exclusivamente das mulheres. E, quando havia qualquer dificuldade do casal em obter a gravidez, atribuía-se esta falha a ela, aumentando o seu sofrimento e a sensação de incapacidade.

Porém, já está bem estabelecido pela ciência que a capacidade de concepção depende da saúde do casal. Tem-se hoje a clareza de que um percentual importante das causas de infertilidade é atribuída ao homem.

Sendo assim, a investigação da infertilidade deve sempre envolver homem e mulher simultaneamente. Para entender mais, nós do Nutrição e Fertilidade pontuamos neste artigo informações relevantes sobre infertilidade masculina:

Quais as principais causas da infertilidade masculina?

As principais causas de infertilidade incluem alterações anatômicas, como a criptorquidia. Inflamações ou infecções como caxumba, prostatistes, DST e outras; alterações na capacidade de transporte de esperma, como acontece na ejaculação retrógrada; desequilíbrios hormonais como hipogonadismo; varicocele, doenças sistêmicas, tumores, medicações, dentre outras.

Além disso, existem diversos fatores de risco que aumentam as chances de um homem se tornar infértil. São eles: processos alérgicos, estresse, distúrbios do sono, deficiências nutricionais, tabagismo, exposição à agrotóxicos, metais pesados e derivados de plásticos, sobrepeso e idade avançada.

Como diagnosticar a infertilidade masculina?

Infertilidade masculina é comumente baseado na análise de parâmetros de sêmen feitos através do exame de espermograma. Nele avalia-se volume de sêmen, viscosidade, pH, liquefação, concentração, motilidade total e progressiva, vitalidade e morfologia dos espermatozoides.

Tendo o resultado em mãos, cabe ao especialista da área direcionar qual o próximo passo a ser feito e qual o tratamento adequado.

Como a nutrição pode estar relacionada com a infertilidade masculina?

Todo homem que sonha em ser pai deve estar atento à qualidade da sua alimentação, para que tenha maiores possibilidades de produzir espermatozoides saudáveis. A nutrição é uma excelente aliada na melhora da qualidade, quantidade e capacidade de movimentação dos espermatozoides.

Para auxiliá-lo na melhoria desses parâmetros seminais, confira abaixo uma lista com 3 nutrientes importantes e suas fontes alimentares e inclua no seu dia a dia:  

1. Alimentos fontes de Zinco.

Adequar o consumo de zinco na dieta do homem pode melhorar a qualidade espermática, especialmente a contagem de espermatozoides. Também auxilia na manutenção de níveis adequados de testosterona. O zinco é encontrado em alimentos como amêndoas, castanhas, camarão, carne vermelha, chocolate amargo, feijões e grão de bico.

2. Alimentos fontes de coenzima Q10

A coenzima Q10 é um antioxidante envolvido na produção de energia para os espermatozoides. Seu consumo está associado a melhorias em diversos parâmetros do sêmen, como concentração, morfologia e motilidade. Para desfrutar desses benefícios, inclua peixes como sardinha e cavala, nozes, grãos de soja, feijão azuki, gergelim, espinafre, cogumelos frescos, brócolis e damasco na sua alimentação. 

3. Ômega 3

Alimentos como, peixes gordos e sementes de chia ou linhaça, fornecem ômega 3 que contribui para a fluidez da membrana do espermatozoide e auxilia na sua capacidade de movimentação facilitando a fecundação do óvulo.

Além da inclusão dos alimentos citados acima, é essencial que sejam evitados hábitos como bebida alcoólica em excesso, tabagismo, consumo excessivo de cafeína e altos níveis de estresse, que podem afetar diretamente a fertilidade masculina.

Ao invés disso, desenvolva hábitos saudáveis a exemplo da prática de exercícios físicos, técnicas de relaxamento, alimentação rica em nutrientes, dentre outros.