Exercício físico atrapalha na hora de engravidar?

A gravidez é um momento lindo na vida das mulheres, mas também pode ser um processo repleto de dúvidas. Com tantas informações disponíveis sobre a fertilidade, é fácil se sentir confusa e não saber no que acreditar realmente. Uma das questões que muitas mulheres se perguntam é se o exercício físico atrapalha na hora de engravidar.

Mas, será mesmo que se exercitar pode prejudicar a fertilidade? Ou, na verdade, ajuda a ter um bebê?

A relação entre exercício físico e fertilidade feminina é repleta de questões e depende de vários fatores. Para desvendar esse mistério, nós, da Nutrição e Fertilidade, iremos te explicar tudo sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

A prática de exercício físico e a fertilidade 

A fertilidade pode ser afetada por diversos motivos, incluindo idade, estilo de vida, estresse, síndrome dos ovários policísticos (SOP), peso corporal, entre outros. Há algumas informações que relatam sobre o impacto do exercício físico na fertilidade das mulheres. Entretanto, vale ressaltar que isso não é verdade absoluta!

De forma geral, a prática de atividades físicas apresenta muitos benefícios para a saúde reprodutiva feminina. Alguns estudos indicam que se exercitar regularmente ajuda a diminuir condições que afetam o processo de gravidez, como é o caso da diabetes,  obesidade e SOP. 

Outras vantagens do exercício físico são: redução do estresse, melhorias no humor e controle do peso. Esse último, por exemplo, indica que se a mulher apresenta um índice de massa corporal (IMC) saudável, consequentemente, tem mais chances de engravidar. Por isso, é fundamental ter uma rotina de exercícios para manter o peso ideal e melhorar as chances de ter um bebê.

Atividades de alta intensidade

Existem alguns tipos de exercícios que são mais intensos e apresentam impactos negativos. Por exemplo, uma corrida de longa distância e levantamento de peso podem aumentar os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse e, assim, afetar a ovulação. Já os treinos de resistência tem chances de causar um desequilíbrio hormonal ou até mesmo a redução de estrogênio.

Além disso, se você não tiver uma orientação adequada de um profissional de educação física e também de nutrição, a alta intensidade de exercícios pode acarretar na perda excessiva de peso, prejudicando a fertilidade.

Se você é uma mulher que já está acostumada com a prática de exercício físico de alta intensidade, mas que deseja engravidar, é válido procurar um profissional especialista em fertilidade para obter todas as informações necessárias sobre o assunto. 

É possível adequar sua rotina de treinos, mas de uma forma que não venha prejudicar o processo de gravidez.

Atividades de baixa intensidade

Por outro lado, as atividades que não exigem tanta intensidade, como caminhada, por exemplo, não apresentam impacto negativo para a fertilidade. Na verdade, é super recomendável realizar esse tipo de atividade no dia a dia, pois melhora a circulação sanguínea e também reduz os níveis de estresse. 

Outro fator é que o exercício físico leve não provoca a perda de peso excessiva, diferente do que comentamos no tópico anterior.

3 exercícios físicos que ajudam na fertilidade

Até agora vimos que o exercício físico apresenta suas peculiaridades em relação à fertilidade. Vale a pena ressaltar que a interferência da prática depende de mulher para mulher, principalmente por conta de seu estilo de vida e histórico de saúde.

Em especial ao Dia do Esportista, comemorado no dia 19 de fevereiro, abaixo separamos algumas dicas de atividades que ajudam a melhorar o humor, a circulação sanguínea, a redução do estresse e outros fatores que são imprescindíveis para engravidar. Veja:

1. Caminhada

É um exercício de baixo impacto e que pode ser facilmente incorporado na sua rotina diária, sem a necessidade de frequentar academias ou até mesmo adquirir equipamentos especiais. 

Você precisará apenas de disposição, roupas leves e um bom tênis para caminhar. Após isso, separe 30 minutos por dia, durante três a cinco vezes por semana, para movimentar o corpo. 

2. Pilates

O pilates também é um outro exercício físico recomendado para a fertilidade. Ele ajuda a fortalecer o corpo, especialmente os músculos abdominais e lombares, e também a melhorar a postura. 

Além disso, a atividade ajuda a aumentar a flexibilidade e diminuir o estresse, os quais são fatores benéficos para a saúde reprodutiva. 

3. Yoga

É uma atividade que une técnicas de respiração e meditação, fundamentais para a redução da ansiedade e também do estresse. Além disso, a yoga ajuda a melhorar o fortalecimento muscular e a flexibilidade. 

Como vimos, o exercício físico tem impactos positivos, mas é propenso a gerar consequências negativas na fertilidade feminina. Por isso, é fundamental tomar cuidado com a intensidade do treino.. 

Entretanto, voltamos a lembrar que as dificuldades de engravidar surgem frequentemente por outros motivos, seja a idade, nutrição, doenças, entre outros. 

Busque uma orientação adequada para equilibrar sua rotina fitness com o processo de fertilidade. Para isso, a Nutrição e Fertilidade pode te ajudar! 

Entre em contato com a gente e fale com uma de nossas especialistas. Será um prazer conversar com você.