Como o estresse pode afetar a sua fertilidade

Trabalho, família, relacionamentos e problemas no dia a dia. Eventualmente, tudo isso pode gerar um certo desequilíbrio na sua vida, desencadeando o estresse. Esse sintoma tem o potencial de ocasionar um impacto negativo na fertilidade de homens e mulheres, diminuindo as chances de gravidez.

Pois é! Por mais que possa parecer improvável, isso é totalmente verdade. O estresse pode interferir na fertilidade de diferentes maneiras, acabando com o sonho de muitas famílias de terem filhos. 

Para debatermos mais sobre o assunto, a Nutrição e Fertilidade preparou este conteúdo com todos os detalhes da relação do estresse e a diminuição da fertilidade em mulheres. Vamos conferir? Acompanhe a leitura!

O que é fertilidade?

A fertilidade é a possibilidade de gerar um filho. Nas mulheres, ela é possível a partir da quantidade e qualidade dos óvulos disponíveis para fecundação. 

Caso a fecundação tenha um sinal positivo, o embrião começa a se desenvolver no endométrio e inicia o período de gestação da mulher. 

💡 Veja: 7 mitos e verdade sobre a fertilidade

O que causa a infertilidade feminina?

A infertilidade feminina pode ser causada por uma série de fatores, incluindo problemas de saúde, como endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP), miomas uterinos e infecções genitais.

Além disso, o seu estilo de vida também interfere na sua fertilidade, principalmente através do consumo de álcool, obesidade e tabagismo. Outro fator que muitas mulheres não sabem, mas que também prejudica o processo de engravidar é o estresse. 

Como o estresse pode afetar a sua fertilidade

De fato, o estresse, principalmente crônico, pode interferir na fertilidade feminina. Isso porque esse problema tem o poder de acarretar outras situações críticas na saúde, sendo elas:

Alterações hormonais

O alto nível de estresse aumenta a produção de cortisol de forma frequente, o que afeta a produção de outros hormônios essenciais para a fertilidade, como o estrogênio e a progesterona, por exemplo. 

Essa ação acarreta em irregularidades no ciclo menstrual, redução da ovulação e também afeta a qualidade dos óvulos.

Diminuição da libido

Outro malefício do estresse é a diminuição do desejo sexual, prejudicando a vontade e a frequência de ter relações mais íntimas com o parceiro. Desse modo, reduz as chances de gravidez.

O estresse também pode afetar negativamente na lubrificação natural da mulher, gerando desconfortos e dores durante as relações sexuais. 

Distúrbios psicológicos

A ansiedade e a depressão também podem ser desencadeadas pelo estresse. Consequentemente, esses dois problemas de saúde afetam a fertilidade e a capacidade de fecundação. 

Os distúrbios psicológicos também prejudicam a sua qualidade de vida no geral, além da relação conjugal. 

Dicas para diminuir os níveis de estresse no dia a dia

Se você está muito estressada nos últimos dias e deseja diminuir os sintomas, siga as indicações abaixo:

  • Pratique atividades físicas: é uma das principais soluções para diminuir o estresse e melhorar a saúde de modo geral;
  • Durma bem: o sono influencia diretamente no humor do ser humano e é fundamental para manter o corpo e a mente saudáveis. Busque dormir por 8 horas seguidas, se possível;
  • Faça meditação e yoga: outra atividade que reduz o estresse, ajudando indiretamente na fertilidade, é a meditação e a prática de yoga. Auxiliam na diminuição do estresse e da ansiedade;
  • Faça atividades ao ar livre: passar tempo ao ar livre, seja caminhando, correndo ou pedalando ajuda a liberar diversos hormônios relaxantes no corpo;
  • Tenha hobbies: outra dica muito válida para diminuir o estresse é ter hobbies que sejam satisfatórios e interessantes. Desse modo, mantém a mente ocupada e livre dos diversos problemas do dia a dia.

O estresse pode causar diversos efeitos no corpo que interferem na fertilidade, sejam eles alterações hormonais, diminuição da libido e distúrbios psicológicos. Portanto, é importante manter uma vida equilibrada e buscar formas para reduzir os níveis de estresse. 

Para isso, siga as nossas dicas anteriores. Temos certeza que elas também irão lhe ajudar no processo de gravidez, tá bom?

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para conhecer os alimentos que aumentam a fertilidade. Até a próxima!