Suplemento para engravidar: nutricionista, saiba quando é o momento para suplementar

Você sabe qual é a importância do suplemento para engravidar? A decisão de ter um filho envolve expectativas e desafios. Nesse sentido, os profissionais de nutrição possuem um papel crucial na vida das futuras mamães. 

Isso porque o processo de gravidez é concebido mediante a diversos fatores, sendo que a alimentação adequada e rica em vitaminas/minerais é uma delas. 

E se você é um nutricionista que busca se especializar no nicho de fertilidade, saiba que é essencial entender tudo sobre suplemento para engravidar, desde quando iniciar a suplementação e quais vitaminas são mais indicadas para essa situação. Acompanhe a leitura para entender melhor!

A importância do suplemento para engravidar

Os nutrientes são essenciais para a saúde reprodutiva da mulher. Quando você intensifica seus trabalhos na área de fertilidade, aprende que a suplementação é um dos principais pilares para a concepção. 

Com o suplemento, é possível corrigir possíveis deficiências nutricionais que podem interferir na fertilidade, na qualidade dos óvulos, na implantação do embrião e no desenvolvimento do feto. 

Ou seja, uma mulher que busca o apoio nutricional consegue melhorar o equilíbrio de hormônios femininos, melhorar quantidade e demais parâmetros dos espermatozoides, prevenir a anemia materna e fetal e outras deficiências nutricionais, fortalecer o sistema imunológico da mãe e do bebê e reduzir as chances de pré-eclâmpsia, eclâmpsia ou parto prematuro, diabetes gestacional, entre outros

Quando é o momento certo para suplementar?

O momento adequado para trabalhar com suplemento para engravidar depende de uma série de fatores, como o histórico de saúde, estado nutricional, plano alimentar, entre outros. Por isso, é fundamental que a mulher que deseja ter um filho se consulte com um nutricionista antes de iniciar a suplementação. 

E você, profissional da nutrição, deve entender o momento certo para indicar os nutrientes para fortalecer a fertilidade e a segurança/saúde da gravidez.

Nesse sentido, é importante que a paciente, que deseja engravidar, marque uma consulta com você e, posteriormente, forneça um planejamento pré-concepcional. Desse modo, será possível receitar os melhores suplementos para engravidar e, assim, conter uma reserva e programação metabólica logo nas primeiras semanas de gestação. 

Os suplementos que aumentam a fertilidade

Agora que você já entende a importância e quando deve recomendar a suplementação, é primordial descobrir a lista de suplemento para engravidar. Veja os principais:

  • Ácido fólico: é uma vitamina do complexo B essencial para a formação do tubo neural do bebê, responsável por dar origem ao cérebro e à medula espinhal. O ácido fólico também participa do processo de síntese de DNA, RNA e proteínas, ajudando na prevenção da anemia megaloblástica;
  • Ômega 3: é um suplemento extremamente importante para a formação da membrana externa das células cerebrais e também da retina do bebê, permitindo uma troca de informações eficazes entre as células nervosas. Para a mãe, o ômega-3 é fundamental para evitar a depressão pós-parto, o envelhecimento celular e a inflamação;
  • Vitamina C: é uma das vitaminas que mais auxiliam no processo de concepção, pois contribui para o fortalecimento do sistema imunológico antes, durante e após a gravidez. Outra característica da vitamina C é que atua como um poderoso antioxidante na redução do estresse oxidativo das células;
  • Vitamina D: é uma indicação benéfica para mulheres que têm síndrome do ovário policístico (SOP) e resistência à insulina. Além disso, a vitamina D ajuda na prevenção da pré-eclâmpsia, diabetes gestacional,, raquitismo e nascimento prematuro.

💡LEIA TAMBÉM: Conheça os alimentos para aumentar a fertilidade

É importante salientar que cada gestão é única e as necessidades de suplementação são diferentes para cada mulher. Você, nutricionista, deve apresentar uma abordagem personalizada de acordo com o caso da paciente, levando em consideração a saúde e as necessidades específicas de cada mulher.

Para entender mais detalhes sobre suplemento para engravidar, assista ao webinar gratuito sobre suplementação na gestação. As nutricionistas Bettina Moritz e Débora Valadão, da Nutrição e Fertilidade, ensinam com mais detalhes como você pode suprir as carências nutricionistas de suas pacientes e de seus bebês.