Nutrição e fertilidade feminina: 5 motivos para atuar nesse nicho!

A infertilidade é um problema que atinge muitas mulheres em todo o mundo. Nesse sentido, a união da nutrição e fertilidade feminina proporciona um papel crucial na saúde de quem deseja ser mãe e também oferece uma excelente oportunidade de especialização para nutricionistas.

Essa área é responsável por acompanhar mulheres ou casais que desejam engravidar, mas que apresentam dificuldade ou riscos relacionados à saúde reprodutiva. Você, nutricionista, entra como uma peça-chave para ajudar nesse processo através do fornecimento de um acompanhamento nutricional.

Neste artigo, vamos explicar o que é esse nicho que está em alta e os 5 motivos para se especializar em nutrição e fertilidade feminina. Vamos lá?

O que é o nicho de nutrição e fertilidade feminina?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10 a 15% dos casais em idade fértil apresentam problemas para gerar um bebê. Muitas doenças que afetam o sistema reprodutivo feminino estão relacionadas à má nutrição, sedentarismo e a outros hábitos pouco saudáveis.

Diante desse contexto, a nutrição e fertilidade feminina tem como objetivo entregar uma solução nutricional, unindo um protocolo alimentar feito através da análise de exames e estudos da função ovariana, qualidade dos óvulos, saúde uterina e tudo o que envolve o sistema reprodutor das mulheres.  

5 motivos para se especializar em nutrição e fertilidade feminina

A nutrição conta com vários nichos, como esportivo, clínico, bariátrico, escolar, indústria alimentícia, entre outros. Para que você consiga se destacar no mercado, atrair clientes e fidelizá-los mais facilmente, a melhor maneira é se especializar em um nicho específico. 

Uma boa oportunidade para conseguir isso é o de nutrição e fertilidade feminina. Nós separamos 5 motivos que tornam essa área tão promissora para atuação. Veja:

1. Demanda crescente

No Brasil, existem milhões de pessoas com problemas de fertilidade, sendo que uma boa parte são mulheres. A infertilidade pode surgir por algumas doenças, como endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP), miomas e distúrbios hormonais que estão relacionadas a alguns fatores, como a alimentação inadequada.

Devido a isso, muitas mulheres buscam por soluções naturais para reverter essas condições que interferem no processo de gravidez, como a nutrição. E com o aumento dessa consciência de que a nutrição ajuda no processo de fertilidade, existe cada vez mais uma demanda crescente por profissionais especializados no assunto. 

2. Autoridade no mercado

Ao se especializar em nutrição e fertilidade feminina, além de atender uma demanda crescente, você também consegue se posicionar como uma autoridade em um assunto específico. 

Isso gera mais relevância e credibilidade para a sua marca profissional, atraindo mulheres que desejam resolver um grande problema na vida delas.

3. Pioneirismo regional

Outra vantagem de atuar com nutrição e fertilidade feminina é que você pode se tornar pioneiro na sua cidade ou região. Provavelmente, muitos nutricionistas atendem o público geral ou em nichos mais conhecidos, como o esportivo, porém é possível abraçar uma oportunidade promissora e em alta com foco em ajudar mulheres inférteis.

Desse modo, ao realizar um bom trabalho de marketing, você consegue se tornar pioneira, autoridade e referência na cidade em que atende. 

4. Maior remuneração

Os profissionais que são especialistas em nichos específicos, devido ao seu conhecimento de alto nível focado em um assunto, cobram valores mais altos por seus serviços. Isso não é diferente na área de nutrição e fertilidade feminina.

Além da graduação em nutrição, é necessário realizar cursos, treinamentos e workshops referentes à fertilidade feminina para atuar no ramo. Com o investimento nessas formas de ensino, consequentemente é viável cobrar um valor maior, mais justo e condizente em cada consulta.

✅ Conheça: Formação exclusiva em nutrição, fertilidade e saúde da mulher

5. Flexibilidade de atendimento online

Por fim, um ótimo motivo para escolher o nicho de nutrição e fertilidade feminina é a flexibilidade de atendimento online. Além do consultório físico, também é possível realizar divulgações no Instagram e no Google para se comunicar com mulheres com problemas de fertilidade e torná-las suas pacientes, mesmo que morem em outras cidades ou estados. 

Isso resulta em uma grande liberdade e autonomia para organizar sua agenda e espaço, além de reduzir custos de aluguel, transporte e material, caso opte apenas pela modalidade de atendimento online. 

💡Leia também → Nutrição e saúde da mulher: orientações para se especializar 

Viu como a nutrição e fertilidade feminina é uma excelente área para atuação? São várias vantagens para os profissionais de nutrição que desejam se destacar e fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Se você se identifica com esse nicho e quer descobrir um pouco mais sobre ela, faça o download gratuitamente da nossa Ficha de Anamnese Nutricional para Fertilidade Feminina

É um modelo completo para realizar a investigação, avaliação de riscos e tratamento nutricional para infertilidade. Aproveite!