Principais causas de infertilidade masculina e feminina e a relação com a nutrição

A construção de uma família é um grande desejo na vida de muitos casais. O problema é que para alguns deles pode ser frustrante, quando apresentam dificuldade para engravidar.. Existem muitas causas de infertilidade masculina e feminina que são desconhecidas por grande parte da população. 

A obesidade, idade avançada, SOP, disfunção erétil e baixa quantidade de espermatozóides, por exemplo, são algumas dentro de uma lista com possíveis fatores.

Se você está aqui, é porque deseja saber quais são as principais causas de infertilidade masculina e feminina, e como tratar esses casos no seu consultório nutricional, certo?

A Nutrição e Fertilidade preparou este conteúdo completo com tudo o que você precisa entender sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é infertilidade?

A infertilidade é uma condição que impossibilita o casal de ter um filho naturalmente após um ano de tentativas comrelações sexuais sem métodos contraceptivos. Essa dificuldade pode se prolongar por alguns meses ou permanente, afetando homens e mulheres.

Existem dois tipos de infertilidade: a primária e a secundária. A infertilidade primária é quando uma pessoa nunca conseguiu engravidar, já a infertilidade secundária surge através da tentativa da segunda gravidez (a pessoa já tem um filho, mas não consegue engravidar novamente).

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a infertilidade atinge aproximadamente 80 milhões de pessoas, sendo 8 milhões no Brasil.

O motivo disso pode variar desde problemas hormonais até mesmo fatores relacionados ao estilo de vida. Infelizmente, a infertilidade gera um grande desafio emocional e psicológico para os casais que desejam ser pais. Sentimentos de frustração, ansiedade e tristeza são muito comuns em quem sofre com essa condição.

Quais as principais causas da infertilidade masculina?

Os homens estão suscetíveis à infertilidade assim como as mulheres. No gênero masculino, a infertilidade pode ser causada por alguns fatores. Veja abaixo:

Alterações anatômicas

As alterações anatômicas, como a criptorquidia, é quando um ou ambos os testículos não descem para a bolsa escrotal. Essa disfunção anatômica pode prejudicar a produção e a qualidade de espermatozóides, gerando a infertilidade masculina.

Inflamações ou infecções

Essas duas características também entram na lista de principais causas de infertilidade masculina e feminina, neste caso, com foco em homens. As inflamações ou infecções no sistema reprodutor masculino podem gerar danos aos espermatozóides ou até obstrução do trato reprodutivo, impedindo a passagem dos espermatozóides durante a ejaculação. 

Baixa quantidade de espermatozóides

Também é uma das causas da infertilidade masculina. Isso acontece quando o número de espermatozóides no sêmen está bem abaixo do normal, reduzindo as chances de fertilização.

Ejaculação retrógrada

A ejaculação retrógrada é quando o esperma segue para trás da bexiga em vez de sair do pênis durante o orgasmo. Isso afeta o transporte de esperma para fertilização do óvulo. 

Hipogonadismo

O hipodonadismo é um tipo de desequilíbrio hormonal causado em homens, que consiste na ausência de produção de hormônios sexuais suficientes nos testículos, afetando totalmente a geração de espermatozóides. 

Disfunção erétil

Esse é o grande problema que afeta uma boa parcela dos homens, resultando na infertilidade. A disfunção erétil é quando não há uma ereção rígida e suficiente para ter uma relação sexual prazerosa. 

Outras causas

Além dessas,  a varicocele, doenças sistêmicas, tumores e medicações podem ser causas da infertilidade masculina. Alergias, estresse, distúrbios do sono, tabagismo, exposição à agrotóxicos, sobrepeso e idade avançada também entram nessa lista.

💡 Leia também: Qualidade dos espermatozóides diminui as chances de gravidez?

Quais as principais causas da infertilidade feminina?

A barreira de realizar o sonho de ter um filho também atinge as mulheres. A infertilidade feminina é proveniente de várias causas. Confira:

Distúrbios hormonais 

Os distúrbios hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), afetam a maturação dos folículos ovarianos e a liberação adequada do óvulo. A ovulação é essencial para a fertilidade feminina, pois é necessário a saída do óvulo dos ovários para ser fertilizado pelo espermatozóide. 

Endometriose

Endometriose é uma doença crônica, inflamatória, estrogênio dependente, caracterizada pela presença de célula semelhante ao endométrio e glândulas estromais fora do endométrio e miométrio, em locais extra-uterinos e pode envolver intestino, bexiga, ovários e todas as estruturas peritoneais, A prejudicando a função dos órgãos reprodutivos.

Idade avançada

Entre as causas de infertilidade masculina e feminina, dessa vez com foco nas mulheres, a idade avançada também contribui para essa condição. Geralmente, a fertilidade feminina diminui a partir dos 35 anos.

Conforme as mulheres envelhecem, reduz a qualidade e quantidade dos óvulos, resultando na dificuldade de engravidar. 

Obesidade

A obesidade também é uma das causas de infertilidade masculina e feminina. Nas mulheres, a obesidade pode gerar ciclos menstruais irregulares ou ausentes, em função de desequilíbrios metabólicos e hormonais.

Quais são os sintomas de fertilidade para estar atento?

Homens e mulheres devem observar alguns sintomas específicos e buscar ajuda o quanto antes. Veja quais são:

1. Alterações menstruais

O ciclo menstrual regular é um indicador importante da ovulação, fundamental para a fertilidade. Quando ocorre alterações menstruais, entenda que é um sinal de alerta que pode impactar negativamente as tentativas de engravidar. A síndrome dos ovários policísticos, por exemplo, pode causar esse problema.

2. Dor pélvica

A dor pélvica, que é sentida na região do baixo ventre e pode se estender para as costas e coxas, pode estar associada à infertilidade feminina. Os cistos nos ovários, obstrução das trompas de Falópio e endometriose são algumas das condições que causam a dor.

3. Dor durante as relações sexuais

O desconforto ao ter relações sexuais pode indicar alguns sintomas de infertilidade. Essa dor está associada a várias condições, seja por cistos ovarianos, miomas, endometriose ou problemas nas trompas. A vulvodínia e vaginismo também contribuem nas dores.

4. Problemas nos testículos

Em homens, as alterações nos testículos afetam as tentativas de gerar um bebê. Os testículos são órgãos responsáveis pela produção de espermatozóides e testosterona. Quando há dor, sensibilidade ou inchaço na região é sinal de algum problema, sendo que essa condição pode acarretar na infertilidade.

Como diagnosticar a infertilidade masculina e feminina?

Entre as dúvidas que circundam sobre as causas de infertilidade masculina e feminina, o diagnóstico é uma delas. Essa avaliação acontece um pouco diferente do homem para a mulher. 

Em homens, o diagnóstico é feito através do espermograma, um dos  para avaliar a saúde e qualidade do sêmen. Neste caso, é avaliado o volume do sêmen, a concentração, viscosidade, pH, motilidade total e progressiva e morfologia.

Já em mulheres, pode ser realizado uma série de diagnósticos, como o monitoramento da ovulação, exames hormonais relacionados à ovulação e à função reprodutiva e ultrassonografia transvaginal.

Como a alimentação pode interferir na fertilidade?

A alimentação apresenta um papel fundamental para a saúde reprodutiva de homens e mulheres. Um plano alimentar adequado, rico em nutrientes, tem efeitos positivos para a fertilidade. 

Os nutrientes essenciais para os pacientes

Para ajudar seus pacientes com dificuldades de fertilização, é necessário criar um plano alimentar rico em nutrientes essenciais, que vão melhorar diversos aspectos na fecundação. Veja abaixo:

  • Zinco: o consumo de zinco pode melhorar a qualidade espermática do homem. Além disso, ajuda na manutenção de níveis adequados de testosterona;
  • Ômega 3: peixes, sementes de chia ou linhaça fornecem ômega 3, o que contribui para a fluidez da membrana do espermatozóide;
  • Antioxidantes: são excelentes para a saúde reprodutiva de homens e mulheres.

Oriente sobre os malefícios dos alimentos ultraprocessados

A alimentação saudável é fundamental para a saúde dos espermatozóides e também dos óvulos. Por conta disso, é importante que o casal não consuma alimentos ultraprocessados e nem muito gordurosos.

Crie uma dieta rica em grãos naturais, proteínas, legumes e verduras. Além disso, busque orientar o homem ou a mulher a optar por alimentos orgânicos. 

Dessa forma, a qualidade dos espermatozóides, por exemplo, tende a melhorar. 

Incentive um estilo de vida saudável

Além de ter uma alimentação equilibrada, é essencial que o homem e a mulher tenham um estilo de vida que favoreça a fertilidade.

Durante o processo de tentativas de gravidez, deve-se evitar o tabagismo. Isso pode ser prejudicial para a qualidade dos espermatozóides e também para a reserva ovariana das mulheres. 

Também é importante cuidar dos níveis de estresse. Uma pessoa estressada por ter problemas no sistema reprodutivo, dificultando as chances de concepção.

E, claro, os exercícios físicos  são essenciais para regularizar e maximizar a qualidade dos espermatozóides e fortalecer a reserva ovariana. Entretanto, vale a pena ressaltar que não deve exagerar ou participar de atividades de alta intensidade ou longa duração, pois podem causar desequilíbrio hormonal, afetando a fertilidade.

 Homens devem evitar bicicleta por tempo prolongado, pois o aumento da temperatura na região escrotal pode prejudicar a espermatogênese. 

A importância do acompanhamento nutricional para a fertilidade

Todos os casais que desejam gerar um bebê é indispensável o acompanhamento nutricional, tanto para homens quanto para mulheres. A nutrição ajuda a descobrir as causas de infertilidade masculina e feminina, além de oferecer soluções que contribuem para a saúde reprodutiva. 

Através da alimentação adequada, é possível obter regulação hormonal, mais qualidade dos óvulos, melhorias na saúde dos espermatozóides, redução de inflamações, controle do peso corporal e prevenção de algumas doenças.

Foi útil para você este artigo sobre as principais causas de infertilidade masculina e feminina?

Esse é um assunto primordial, todo casal deve ter consciência e os profissionais de nutrição precisam estar cientes para conseguir oferecer o melhor suporte possível. 

Muitas pessoas não entendem os motivos pelos quais não conseguem engravidar. E, você, nutricionista, ao compreender a relação da nutrição com a fertilidade, consegue orientar seus pacientes e ajudar nesse processo tão mágico da vida adulta.

Aproveite para nos seguir no Instagram e no YouTube para acompanhar mais dicas e novidades!